Histórico de Projetos Sociais

Inúmeras mudanças de ordem econômica, política, social e cultural podem ser observadas na sociedade contemporânea. As relações entre instituições e mercado também se modificam no intuito de adaptar-se.

Alguns cientistas que analisam essas relações afirmam existir uma aproximação de interesses entre organizações e sociedade no sentindo de multiplicar esforços para o cumprimento de objetivos compartilhados. Os primeiros estudos sobre responsabilidade social datam dos anos de 1950 e 1960, Estados Unidos e Europa, respectivamente; na década de 1970, associações de profissionais interessados em estudar o tema foram fundadas transformando o tema num campo novo para estudo.

Esses estudos conceituam a responsabilidade social como uma prática na qual as empresas contribuem com programas voltados à equidade social e proteção do meio ambiente. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas divide seus objetivos entre o cumprimento de suas atividades fins e outros interesses como, por exemplo, educação, saúde, lazer, cultura, etc.

Outras preocupações e expectativas foram adicionadas às relações estabelecidas entre empresas e sociedade. Um exemplo são os danos causados ao ambiente pelas atividades econômicas, o pagamento correto de tributos (transparência fiscal), o cuidado com o trabalhador (empresa legal) etc.

Imagem: @freepik

Dito de outro modo, responsabilidade social é um conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade levando em consideração a economia, educação, meio ambiente, saúde, transporte, moradia, atividades locais, criando e/ou patrocinando programas sociais que visem à melhoria da qualidade de vida da comunidade; é uma forma de gestão que privilegia a ética e a transparência das organizações.